PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - QUADRIÊNIO 2024-2027
O Planejamento Estratégico visa propor práƟcas (baseado em propósitos atuais e futuros) do PPGAA para promover sua consolidação, inovação, inserção social e aprimoramento da gestão, no contexto do Plano de Desenvolvimento InsƟtucional da Universidade Federal de Rondônia, ao longo do período de 2024-2027.
Destaca-se que este trabalho foi realizado pela Comissão do Planejamento Estratégico (Coordenação, Docentes, Discentes, Egressos e Colaboradores.), mas que será colocado à apreciação do corpo docente e discente visando seu aprimoramento, e também será pauta de reuniões semestrais do conselho, para o monitoramento do cumprimento das ações e também sua atualização de acordo com o surgimento de demandas.
Após a primeira autoavaliação do programa (2022), que contou com a parƟcipação de discentes, egressos, técnicos administraƟvos e representantes da sociedade, foi possível idenƟficar os elementos relacionados às forças, fraquezas, oportunidade e ameaças, subsídios fundamentais para o planejamento a longo prazo. Destaca-se também, que este procedimento está alinhado aos critérios de avaliação da área interdisciplinar, notadamente os eixos: programa, formação e sociedade.
O Planejamento Estratégico tem foco no seu desenvolvimento futuro, adequação às demandas regionais, melhorias na infraestrutura e melhor formação de seus mestrandos, vinculada à qualidade da produção intelectual: bibliográfica, técnica e/ou arơsƟca, promovendo a qualificação de profissionais e produção cienơfica na Amazônia. Neste senƟdo, o PPGAA orienta-se nos seguintes conceitos estratégicos:
MISSÃO: promover o ensino, pesquisa e extensão na Amazônia, com foco na formação mestres aptos a atuarem em problemas ambientais da Amazônia de um ponto de vista interdisciplinar, aperfeiçoando o entendimento dos processos que regem o funcionamento dos ecossistemas e as mudanças do uso da terra.
VISÃO: ser o Programa de Pós-Graduação de referência, em Solos, Ambiente e Ecossistemas agrícolas na Amazônia, no Estado de Rondônia pela formação de recursos humanos e produção cienơfica que impactem no âmbito social, econômico e ambiental, e na redução das assimetrias regionais e nacionais.
VALORES: 1. Integração e parƟcipação local e regional; 2. CompromeƟmento com o ensino e pesquisa de excelência; e 3. Divulgação cienơfica e extensionista.
OBJETIVO GERAL
Formação e fixação de pessoal qualificado para o exercício das aƟvidades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico inovador e sustentável, bem como sua difusão na área interdisciplinar (Meio Ambiente e Agrárias) no âmbito dos Agroecossistemas Amazônicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Propiciar a formação de profissionais na área de Interdisciplinar com ênfase em Agroecossistemas Amazônicos, em especial, no conhecimento; entendimento e capacidade de julgamento sobre as formas de uso, manejo e conservação dos agroecossistemas existentes na Amazônia;
b) Formar profissionais com perfil inovador e com capacidade de oferecer suporte às políƟcas ambientais, agrícolas e de gestão dos recursos naturais, a parƟr do desenvolvimento de sistemas integrados de produção om ênfase na interface solo-planta em ambiente amazônico;
c) Ampliar e aperfeiçoar a qualificação dos quadros técnicos e docente das insƟtuições regionais, com foco interdisciplinar, com área de concentração em Solos, ambiente e ecosssistemas agrícolas na Amazônia;
d) Desenvolver pesquisas e gerar novos conhecimentos, tecnologias, prioritariamente para as linhas de pesquisa do programa;
e) Ampliar o conhecimento técnico-cienơfico sobre os Agroecossistemas Amazônicos;
f) Desenvolver ações de cooperação técnico-cienơfica, com os setores produƟvos da região amazônica, visando desenvolver, adaptar e transferir tecnologias de manejo adequado para cada agroecossistema na Amazônia;
g) EsƟmular, promover e parƟcipar de intercâmbios e cooperação com insƟtuições nacionais e internacionais, principalmente no âmbito dos países fronteiriços à região amazônica, visando desenvolver tecnologias de manejo sustentável de agroecossistemas para Amazônia.
A parƟr destes elementos, criou-se a matriz estratégica para implementação de melhorias no próximo quadriênio, visando aƟngir os objeƟvos que consolidarão o PPGAA como um programa de pós-graduação de referência na área interdisciplinar (câmara meio ambiente e ciências agrárias) na região Norte.
O documento pode ser acessado na íntegra: Planejamento Estratégico 2024-2027 e Portaria_112_2023_CRM_UNIR
MATRIZ ESTRATÉGICA - QUADRIÊNCIO 2024/2027
EIXO 1. PROGRAMA |
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Objetivo Estratégico |
Meta |
Ação |
Período |
Responsável |
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2024 |
2025 |
2026 |
2027 |
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Realizar a adequação e compatibilidade do corpo docente à Proposta do Programa.
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Até o final de 2024/1 realizar a renovação do quadro docente (considerando o limite da área) com vistas a atender à área interdisciplinar. |
Realizar o re/descredenciamento e publicar edital de credenciamento para novos docentes permanentes |
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Coordenação e Docentes. |
Atualizar as áreas das linhas de pesquisa, projetos em andamentos, disciplinas e bibliografias. |
Realizar a atualização das linhas de pesquisa, renovar 30% dos projetos em andamentos, atualizar 100% das bibliografias e propor novas disciplinas. 60% do trabalho em 2024 e 40% em 2025. |
Redefinir as linhas de pesquisa, atualização de projetos, atualização e proposição de novas disciplinas e bibliografias. |
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Coordenação e Docentes. |
Consolidar a política de cotas e ações afirmativas. |
Elevar a entrada de mestrandos pelo sistema de cotas. |
Ampliar a divulgação dos processos seletivos com vistas a preencher as vagas afirmativas ofertadas anualmente. |
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Coordenação e Docentes. |
Melhorar a estrutura laboratorial. |
Alcançar em 70% a participação docente em editais de fomento para aquisição de material permanente. |
Participação de docentes em editais de fomento. |
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Coordenação e Docentes. |
Consolidar o Planejamento Estratégico do PPGAA. |
Ter monitorado semestralmente o cumprimento do planejamento e realizado atualizações. |
Realizar o diagnóstico do cumprimento das ações do planejamento e estabelecer reuniões semestrais com o conselho do PPGAA para ajustes e atualizações. |
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Coordenação, Docentes, Discentes e Egressos.. |
Consolidar a Autoavaliação.
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Elevar o alcance da autoavaliação quanto aos egressos, técnicos, discentes e sociedade. Aprimorar a autoavaliação visando consolidar mecanismos que identificam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. |
Realizar a autoavaliação anualmente em momentos de seminários acadêmicos aberto ao público. Reformular questionários de avaliação. |
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Coordenação, Docentes, Discentes, Egressos, Técnicos e Representantes da Sociedade. |
EIXO 2. FORMAÇÃO |
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Objetivo |
Meta |
Ação |
Período |
Responsável |
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2024 |
2025 |
2026 |
2027 |
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Propiciar a formação de profissionais com perfil inovador na área Interdisciplinar com ênfase em Agroecossistemas Amazônicos, em especial, no conhecimento; entendimento e capacidade de julgamento sobre as formas de uso, manejo e conservação dos agroecossistemas existentes na Amazônia; |
Ter 8 dissertações/ano desenvolvidas com foco na interdisciplinaridade (meio ambiente e ciências agrárias) para agroecossistemas amazônicos. |
Realizar seminários com foco na interdisciplinaridade, visando o aperfeiçoamento docente para orientações de mestrandos. |
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Coordenação, Docentes, Discentes e Egressos. |
Ampliar e aperfeiçoar a qualificação dos quadros docentes das instituições regionais, com foco interdisciplinar, com área de concentração em Solos, ambiente e ecosssistemas agrícolas na Amazônia |
Ter realizado pelo menos 1 seminário/ano na temática “Agroecossistemas Amazônicos e a Interdisciplinaridade na Pesquisa” |
Realizar seminários com foco na interdisciplinaridade, visando o aperfeiçoamento docente para orientações de mestrandos. |
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Coordenação, Docentes e Discentes. |
Elevar a qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa |
Ter 100% das dissertações defendidas/ano com alta aderência às linhas de pesquisa, e com potencial de publicação em periódicos B1 ou estrato superior. |
Oferecer pelo menos 1 disciplina com foco em redação científica e 1 seminário com foco em interdisciplinaridade. |
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Coordenação, Docentes e Discentes. |
Elevar a qualidade da produção intelectual de discentes e egressos |
Ter 50% da produção intelectual com potencial de publicação em periódicos A4 ou estrato superior. |
Oferecer pelo menos 1 disciplina com foco em redação científica. Estabelecer/consolidar redes de pesquisa de docentes. |
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Coordenação, Docentes, Discentes e Egressos. |
Elevar o número de entrada de mestrandos visando o preenchimento da totalidade de vagas ofertadas nos processos seletivos, e elevar a taxa de conclusão dentro do prazo máximo de titulação. |
Ter 90% de docentes com pelo menos 1 discente ingressante/ano. Alcançar taxa de 90% de discentes concluintes dentro do prazo máximo de titulação. |
Ampliar a divulgação do processo seletivo. Identificar e estabelecer parcerias com instituições com demanda de qualificação em seu quadro técnico. |
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Coordenação, Docentes e Discentes. |
Levantar o destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida |
Gerar 1 mapa da situação atual de 100% dos egressos. |
Convidar egressos para participação de eventos do PPGAA. Realizar o mapeamento dos egressos por meio de contato remoto e presencial. |
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Coordenação, Docentes e Egressos. |
Elevar a qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa |
Ter pelo menos 70% do quadro docente com publicação em periódicos qualis A4 ou estrato superior. |
Incentivar a participação docente em editais de fomento; Incentivar a colaboração entre docentes; Incentivar a formação de redes de pesquisa interinstitucionais. |
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Coordenação, Docentes, Discentes, Egressos e Colaboradores. |
Elevar a qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa |
Ter 100% do quadro docente participando ministrando pelo menos 1 disciplina a cada biênio, 1 orientação/ano e pelo menos 2 comissões/ano. |
Incentivar a participação dos docentes nas atividades do programa. |
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Coordenação e Docentes. |
EIXO 3. SOCIEDADE |
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Objetivo |
Meta |
Ação |
Período |
Responsável |
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2024 |
2025 |
2026 |
2027 |
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Ampliar o impacto econômico, social, ambiental e cultural do Programa, sua inserção e visibilidade. |
Ter participado de pelo menos 2 seminários/ano locais e regionais organizados por agentes públicos e privados. Ter no mínimo 2 docentes integrando comitês gestores. |
Incentivar a participação docente e discente em ações organizadas pelo setor público e privado. Estabelecer parcerias visando identificar demandas de pesquisa da sociedade em geral. |
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Coordenação, Docentes, Discentes, Egressos e Colaboradores. |
Iniciar a internacionalização. |
Ter iniciado 1 parceria de pesquisa com pesquisador de país estrangeiro. |
Participar de ações de internacionalização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Concorrer em editais de fomento que oportunizem a internacionalização. |
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Coordenação, Docentes, Discentes, Egressos e Colaboradores. |